Problema? Só se for pros outros 19.

O galo está coeso e unido. Acredite se quiser. (foto de Gil Leonardi)

 

Numericamente não foi bom. Mas psicologicamente o maior vencedor dessa 19ª rodada pode ter sido o Galo…

Os tricolores cariocas que provavelmente nos secaram assistindo ao clássico das Gerais devem comemorar o resultado. Mas no fundo do seu âmago sabem que tirar esse campeonato das mãos do Galo será tarefas das mais ingratas.

Qualquer torcedor Brasil afora, exclua-se os que usam cabresto, percebe que se não fossem os erros dos assopradores de apito desse final de semana, o Galo estaria 5 pontos a frente do 2º colocado. Com um jogo a menos.

Diga-se de passagem, o turno acabou? Só pro seu time. Pro Galo ainda não…

O brasileirão, que via de regra é marcado pelo equilíbrio, será assim até o final. E no quesito regularidade estamos tranqüilos: são apenas duas derrotas no ano. Mas pra desespero geral, o Galo vende caro até os empates.

Empates como o de ontem, que teve comemoração efusiva, digna de uma copa do mundo, por parte dos rivais serelepes municipais.

O secador cego comemora.

O secador lúcido percebe (mas não admite) que foi preciso uma pressão escandalosa na arbitragem, tumultos em campo, falhas do juiz, e o Galo estar com apenas 8 jogadores em jogo, para que conseguissem arrancar um empate.

Mas o fato é que o desespero já atinge ambos os tipos de secadores. Afinal até quando não joga bem (vamos ser sinceros, o clássico de ontem não foi nem de longe das melhores apresentações), o Galo pontua.

Quando as equipes jogam mal geralmente elas perdem. Ontem o Galo, efetivamente empatou. Moralmente venceu.

Mas alheio a isso, o que não falta são previsões apocalípticas, prevendo queda de rendimento do Galo. Nesse quesito, aliás, tem até gente que se diz técnico de futebol, (inclusive aquele senhor poliglota da prancheta) metendo o bedelho.

Então eu pergunto: o Galo vai cair de rendimento por quê?

Porque você quer?

Porque a Mãe Dinah previu?

Porque pintou a santa de preto?

Ou você tem algum argumento com o mínimo de fundamento lógico para tal?

Se isso não é apenas uma tradução do cristalino medo do galo ser campeão eu não sei mais o que é.

Mas para quem quer continuar a insistir…

Negue que Ronaldinho esteja jogando bola, muito motivado em campo e decidindo jogos. Mesmo que o que seus olhos vêem seja exatamente o contrário.

Afirme e reafirme que o Galo não tem elenco. Contrarie os números. Mesmo que, até agora, 7 gols e 3 assistências tenham sido efetuados por jogadores reservas, e em 4 jogos isso tenha resultado em lances determinantes para vitórias.

Ignore o fato da preparação física do Atlético ser a melhor do Brasil (os mesmos preparadores da seleção), e que os jogadores estejam voando em campo.

Diga que o melhor futebol até agora praticado no campeonato, não é o do Atlético.

Se apegue aos jornalistas que jogam para a torcida, e afirmam que o Fluminense só joga 60% do que pode e que vence quando quer.

Aliás, o Fluminense tem sim um excelente time. Mas isso por si só não ganha jogo. Time o Atlético também tem e está mostrando isso.

O campeonato está em aberto. Não vai ser moleza. Os adversários diretos, Fluminense, Grêmio, Vasco, Inter, São Paulo são respeitáveis.

Mas o Atlético está onde está não é por acaso. E vai brigar com todas as forças, como vem brigando.

O empate de ontem foi sim brochante em termos de pontuação. Mas talvez mais do que nunca os atletas tenham entendido o recado: terão que lutar contra tudo e contra todos.

Bernard com a faca entre os dentes, encarando sujeitos com o dobro do seu tamanho, é prova dissso.

E os adversários também tiveram o seu recado: se não for com muito anti-futebol o Galo é dificilmente batido.

Ao contrário do que dizem, não há indícios que o Galo vai começar a despencar na tabela. Quem vê até pensa que o Galo está recheado de problemas.

Na verdade, o Atlético todo é um problema…

… pros outros 19 times do campeonato.

Só não vê quem não quer.

Autor do post:
Rafael Augusto Mendes de Araújo Moraes

Deixe seu comentário

(Obrigatório)
(Obrigatório, Não será publicado)
Notificar por e-mail

2 Comentários

  • Francisco

    Sobre o clássico, o Galo mereceu vencer, não venceu, mas fez o que não fazia há muito tempo. Todo confronto contra o Galo, principalmente aqueles em que precisa desesperadamente do resultado positivo, o nosso rival faz de tudo, para intimidar e ganhar no grito, começando bem antes do jogo. No ano passado por exemplo, – sem falar do último jogo do Brasileirão porque até hoje ainda não consegui entender o que aconteceu, – o Galo perdeu o título do campeonato mineiro porque amarelou depois de tantas ameaças de jogadores do Cruzeiro na semana da decisão. Só faltaram falar em assassinar jogadores do Galo. O Cuca era treinador do rival e foi beneficiado, mas não me lembro dele ter participado da “operação terrorista”. Esse ano o treinador deles, Celso Roth, talvez para esconder sua incompetência, participou ativamente, desrespeitando e desmerecendo o Galo sem nenhuma ética esportiva antes do clássico.

    • Joao neto

      Excelente comentário, o sucesso do Atlético começou já no fim do ano passado, não veio da noite para o dia, e assim com certeza o faz um dos mais fortes favoritos. Mas esse sucesso trás algo inevitável, a inveja de muitos! aliás aquele sujeito de prancheta é um pseudo-treinador e mais nada. Nunca ganhou um campeonato nacional, entao nao sabe o que fala!