Cadê a Muralha do Timão?

O que acontece com a defesa do Corinthians?

Venho ouvindo muitas críticas sobre a defesa do Corinthians. Realmente a defesa piorou de uns jogos pra cá. O time em 14 jogos pela Taça Libertadores da América tomou apenas 4 gols. De longe a melhor defesa do campeonato. Já no Brasileirão, desde o primeiro jogo pós conquista o time já tomou 11 gols. Coincidindo com a saída do Castàn para a Roma da Itália e a entrada de Paulo André fazendo dupla com Chicão. 

De fato não vem sendo a principal arma do time, ainda mais se compararmos com a defesa do primeiro semestre. Também acredito que Leandro Castàn faz muita falta, pois sem dúvida foi o principal jogador do setor no Paulista e na Libertadores. Mas acho um exagero às críticas recebidas pela equipe. 

Para mim estas críticas soam mais como comentários de mal costume que ficamos com o ótimo trabalho do que com atuações ruins de fato, como muitos vêm dizendo. Me baseio nos números. A equipe tomou 21 gols ao longo do campeonato, é a sexta melhor defesa, perde apenas para Fluminense, Atlético MG, Grêmio, Internacional e Vasco. Ou seja, está entre as melhores do Brasil ainda. 

Na minha opinião os jogos contra Santos e São Paulo foram primordiais para as críticas recebidas. E realmente a defesa tomou gols que não costuma tomar, como o gol de cabeça depois de uma cobrança de escanteio. Mas prefiro creditar ao sistema defensivo qualquer tipo de falha, que começa desde o combate no ataque até falhas dos zagueiros e laterais. 

O time anda segurando pouco a bola no ataque, o que faz com que a defesa tenha que trabalhar mais. A posse de bola está abaixo do normal, ajudando neste “sufoco” que o time vem tomando nos últimos jogos. Se existe um setor que há tempos não vem convencendo é a lateral. Tanto a direita quanta a esquerda, Alessandro e Fábio Santos precisam urgente de substitutos já na próxima temporada, caso esta não seja possível. 

Ou seja, o buraco é muito mais embaixo do que só um problema da defesa. E mesmo assim, não está tão ruim assim. Claro que temos que melhorar, afinal, nosso objetivo, que é o mundial, necessita de uma defesa como a do primeiro semestre, mas a mudança tem que partir do time todo, desde o ataque até o goleiro, passando principalmente, demoradamente e especialmente, pelos laterais.

CORINTHIANS GRANDE!!

Siga a Geral do Corinthians no Twitter (@geral_timão) e seus colunistas Julio Cesar (@juliocesar1505), Sandro Terranova (@sandroterranova) e Tchelo Rodrigues (@tche_rogrigues)

Autor do post:
Julio Cesar

Deixe seu comentário

(Obrigatório)
(Obrigatório, Não será publicado)
Notificar por e-mail

Seja o primeiro a comentar este post