E agora Tite?

E com a apresentação de Renato Augusto, Tite tem confirmado um leque de opções para formar o meio e o ataque do Timão.

São quatro vagas para 11 jogadores: Sheik, Pato, Renato Augusto, Guerreiro, Douglas, Romarinho, Danilo, Jorge Henrique, Zizao, Elton e Martinez. Vamos levar em consideração que Martinez está praticamente fora do Timão, já que tudo indica que irá mesmo para o Boca, o que é uma pena, pois na minha opinião, com o tempo, seria o principal jogador deste meio de campo. Joga muito, infelizmente sua boca fala muito também, e acabou se queimando por ela. Vamos tirar também Zizao e Elton, que cá entre nós, terão pouquíssimas oportunidades e no máximo irão compor os treinamentos. Neste caso, temos oito jogadores para quatro vagas, mas nem por isso a vida do técnico Tite estará mais tranquila. São jogadores que já mostraram qualidade e foram titulares em praticamente todos os times que passaram.

Vai ser difícil montar um time titular absoluto dentro deste plantel recheado de bons e ótimos jogadores, mas tentarei ajudar nosso técnico e, mesmo sem ele pedir, darei meu palpite aqui.

Vamos considerar que o sistema defensivo terá poucas mudanças. Teremos Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André (Gil), Fábio Santos, Ralf e Paulinho, intocáveis e uma base forte, que dá sustentação e segurança para o restante da equipe. Não cabe considerarmos o Dedé, mas se vier, será titular, isto é certeza, porém o esquema será o mesmo. Aí sim começa a dor de cabeça do nosso professor. Vai montar a equipe com dois meias, abrindo mão de três atacantes e automaticamente dando mais trabalho para os alas que não terão aquele auxilio na marcação lateral que os atacantes dão até o meio de campo, quando o time joga com dois homens abertos e um centralizado, ou vai manter o esquema campeão do mundo, utilizando três atacantes e alternando 4-3-3 para o 4-2-3-1 de acordo com a partida?

O Corinthians já mostrou que sabe jogar de ambas as formas, mas com dois meias, Douglas não supria a distribuição de bola que Tite precisava. De fato quebrava um galho, claro, é bom jogador, bate bem na bola, mas não era tão ágil quando necessário. Cansei de vê-lo perder bolas fáceis e errar alguns passes bobos. Por isso, na minha opinião, este será o primeiro jogador a rodar. Se jogar o que jogou no Flamengo, Renato Augusto pega fácil sua vaga e comandará a distribuição de bola na “meiúca”. Eu armaria o time com Danilo ao seu lado, mantendo o jogador que pode não ser unanimidade, mas sua tranquilidade e experiência transparecem para o restante da equipe. Claro que o Pato está no meu time. Rápido, habilidoso, finalizador, não dá para deixá-lo de fora. A última vaga foi a mais difícil, mas escolho o Guerreiro. Finalizador nato e com mais presença de área que Sheik. Minha justificativa para deixar o Emerson de fora.

Esquema tático com movimentação alternativa de Pato e Danilo.

Como disse, é difícil, mas meu time ideal é este: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André (Gil) e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Renato Augusto e Danilo; Alexandre Pato e Guerreiro. Dois meias, um destro, outro canhoto, dois homens de área, sendo que um deles, Alexandre Pato, tem facilidade na saída da área e poderia compor aquela linha de três no meio campo. Ou então, se necessário Danilo consegue compor o terceiro atacante que marca a saída lateral da defesa adversária, tendo aquela alternância de esquema dita anteriormente. É um jogador flexível e que tem essa habilidade.

Enfim, temos um elenco grande e qualificado, justificando o investimento e expondo o planejamento organizado de nossa diretoria. É gostoso brincar de técnico e colocar um pouco do seu lado professor, mesmo que seja de maneira fictícia.

Por isso pergunto a você: Qual o seu time ideal?

CORINTHIANS GRANDE?

Autor do post:
Julio Cesar

Deixe seu comentário

(Obrigatório)
(Obrigatório, Não será publicado)
Notificar por e-mail

3 Comentários

  • Vagner Souza Rodrigues

    Não me lembro do futebol deste Renato Augusto. Mas o time montado por ti esta muito bom, Júlio. Não gostaria de ver o Douglas no banco, mas Danilo é um jogador que não pode sair do time. Tite sabe o que faz e provavelmente ele irá montar duas equipes para jogar tranquilo todas estas competições. Com esse elenco, e a possível chegado do Dedé, da pra montar duas equipes fortes e ainda um bom banco de reservas.

    • alexys gregorys

      sinceramente..uma pena a saida do martinez..seria melhor se livrar do sheik e do jorge henrique..dois eternos chinelinhos e marrentos…o douglas é ridiculo..o ralf tb ja deu…erra mto passe ..faz gol contra pra dedeu..o paulo andre é bichado..o chicão mto baixo…enfim..reformulação geral….

      • Eduardo

        Eu manteria o mesmo time, só com o Renato Augusto no lugar do Douglas que a meu ver irá perder muito espaço no time… Na minha opinião o Pato tem que mostrar pra que veio primeiro pra depois cavar um lugar de titular. E o seu Sheik se continuar displiscente vai rodar tb…