A triste e vergonhosa venda de Montillo para o Santos

Seria essa uma daquelas famosas montage?? (Foto original: Washington Alves/VIPCOMM)

É, gente. Aconteceu.

Acho que estamos meio que acostumados a perder nosso melhor jogador em algum ponto de nossas vidas. Nunca vi um jogador começar e terminar a carreira no Cruzeiro, mas acho que isso acontece por dois motivos. 1) Sou muito novo, não tenho idade suficiente para acompanhar um jogador por toda a carreira. 2) O futebol brasileiro é assim. O time não compra um jogador para melhorar sua equipe e conquistar títulos. Compra para ajuda-lo em uma ou duas temporadas e virar lucro.

Mas não consigo deixar de ficar triste. Eu entendo que foi um bom negócio, de seis a oito milhões de euros, mais o passe do Henrique (que nunca deveria ter saído daqui). Se tudo for reinvestido dá para comprar um bom jogador para o lugar vago (Lorenzetti, por favor) e ainda sobra para comprar alguém de outra posição (um atacante, por favor).

O que me deixa mais chateado é que o Montillo saiu para outro time brasileiro. Isso me dá vergonha, uma sensação de pequeneza (existe essa palavra?) a qual não estou acostumado. Para mim, grandes jogadores revelados ou qualificados aqui tem que sair somente para a Europa. Uma transferência para o Santos é muito humilhante. Pelo menos para mim.

Mas é claro que o Cruzeiro irá superar isso. Montillo é apenas um jogador, e o futebol é um esporte de equipe. Não adianta ter o melhor jogador do mundo na sua equipe e mais dez cabeças de bagre. Não funciona. Vejam o caso do próprio Cruzeiro nas temporadas passadas. Tínhamos Montillo, o segundo melhor jogador em atividade no Brasil, e lutamos contra o rebaixamento.

Nesse ano, até a venda do Montillo, eu estava muito esperançoso com o Cruzeiro. Nossa equipe estava melhorando, gostei de todas as contratações (exceto Nirley, que não conheço), e achava que Diego Souza e Montillo poderiam formar o melhor meio-campo do Brasil. Agora meu entusiasmo freou um pouco, até que saibamos o que Gilvan fará com o dinheiro da transferência.

Vou ficando por aqui, pois não estou no ~clima~.

Abraços.

Autor do post:
Michael Renzetti

Deixe seu comentário

(Obrigatório)
(Obrigatório, Não será publicado)
Notificar por e-mail

24 Comentários

  • Edgar Silva

    Excelente, se o Cruzeiro contratar um jogador a altura como o Lorenzetti, citado por vc, ou o Gio Moreno, rapidamente esqueceriamos do Montillo, e agregar a tais jogadores, multas recisórias, dificulta a venda e se quiserem pagar, o lucro será maior.

    • Michael Renzetti

      Obrigado!

      Sim. Montillo era ótimo, mas não é o único bom jogador do mundo. Temos que saber reforçar e gastar bem o dinheiro de sua transferência. Não vale comprar promessa, tem que ser jogador, bom, rodado, que dê resultado.

    • ackilles

      numero 1: excelente texto, muito bem redigido e você tem muito talento.
      número 2: a Europa vive uma grande crise financeira. Grandes contratações são raras e os times que mais contratam ou são da Rússia e região ou são de propriedade de algum ricaço(ex: Chelsea).
      número 3: o mercado brasileiro está aquecido e inflacionado. há 10 anos atrás nunca imaginaríamos o Corinthians contratando Pato por 40 milhões junto ao Milan que, acredite, está precisando do dinheiro.
      número 4: o Cara pediu para sair e, se ficasse, queria um gordo aumento. Além de deslealdade, pois o contrato foi refeito há menos de um ano, o jogador, que não fez boa temporada, foi ingrato, pois tem o o maior salário da história do clube, além de um bônus de um conselheiro empresário, que não é pouco dinheiro.

      • Michael Renzetti

        Valeu!

        Sim, o mercado brasileiro está inflado, mas ainda odeio que o Cruzeiro reforça rival. O Santos não é tão melhor que o Cruzeiro assim para o cara querer forçar saída e a gente ter que deixar. Montillo tinha contrato, não precisava sair. Muito menos para o Santos.

        E mesmo em más condições, qualquer equipe mais ou menos da europa consegue pagar seis milhões de euros por um jogador.

        Abraços.

      • Pedro

        Eu estou mais na linha que essa é uma oportunidade para lançar a base e torná-los verdadeiros craques… Temos o Élber e o Alisson pra posição… Com Montillo e DS, ficaria muito difícil eles despontarem e se o MO barrasse um dos dois e a torcida ficaria enchendo o saco…

        Acho que eles pedem passagem e torço para que sejam novos “gansos”, “lucas”, “oscares” e “neymares”… A gente sabe q ele só foi vendido para outro time brasileiro pq não tem mercado na europa e só o brasil pra pagar um absurdo desses… Acho que a gente tem q parar de ficar procurando medalhões e apostar de verdade na base, obviamente com um elenco consistente…

        • Michael Renzetti

          Eu só fico com medo dos jogadores da base não serem tão bons assim e a gente acabe perdendo mais um ano. Provavelmente eles precisam de tempo para amadurecer e o Cruzeiro não pode se dar ao luxo de esperar os garotos pararem de ser inconsistentes.

          Mas acho que o Diego Souza consegue segurar o meio-campo e que Élber e Alisson devem ser mais utilizados.

        • Lucas Lago

          Só não gostei da “Uma transferência para o Santos é muito humilhante” Vocês cruzeirenses precisam ver que o santos é um time muito maior que vários times da europa e reconhecer a nossa superioridade como tal

          • Michael Renzetti

            Eu não vejo o Cruzeiro tão longe do Santos. E acho os dois times melhores que muitos da Europa, só não gosto de ter que ver um rival com um dos nossos melhores jogadores.

            Na europa ele poderia sumir ou marcar dez gols por jogo que não ia fazer a menor diferença na minha vida. Aqui eu vou ter que ficar ouvindo o ano todo “Montillo e Neymar, Montillo e Neymar, Montillo e Neymar, melhor dupla. E ainda aguentar ele jogando contra a gente.

            Não é que faço pouco caso do Santos. Só não queria que ele fosse para outro time daqui.

          • Pedro

            Não fique triste, pobre @mikerenzetti! A venda de um jogador do calibre de Valter Montillo com certeza é uma perda de grandeza maior para nosso clube de coração. Mas veja bem:
            1 – Montillo, Fabio e mais 9 não nos ajudaria em nada em 2013.
            2- É complicado ver que o dinheiro que o Santos embolsou com a venda de um PH Ganso lesionado lhe proporcionou a compra de um titular da seleção argentina em plena forma fisica, algo INEXPLICAVEL porém, isso são coisas do futebol, coisas do momento financeiro do clube ou coisas que ninguem acredita, cabe a voce decidir o que melhor lhe explicar. Mas ver Montillo e Neymar no mesmo time vai ser COMPLICADÍSSIMO.
            3- Nao acho que a caricatura com cifras nos olhos ou chifres de diabo se enquadram ao Pirata Azul, afinal, eu nunca ví (e nem vc viu) ele amarelar, por exemplo, contra o time que tem sede do outro lado da lagoa.

            Acredito que seja pelo momento e pela situação do clube.

          • Maykon Mendes

            Acho que foi um excelente negócio, pois um jogador com 29 anos que não queria ficar, esse é o ponto ele não queria ficar na toca, não adianta ficar e jogar aquele futebol mediocre do ano passado pois o time de 2012 era melhor que o de 2011 e pq o Montillo jogou menos? Por esses motivos afirmo que foi um bom negócio e acho que o Henrique vai fortalecer o meio-campo do cruzeiro, só precisamos de mais alguns reforços pontuais para termos um time competitivo para este ano.

            • Michael Renzetti

              Do lado financeiro foi bom sim. Mas acho que o Montillo jogou mal porque o resto do time era ruim. Com Diego Souza ao seu lado e mais algumas boas contratações, esperava que seu futebol crescesse.

              Henrique é uma ótima, sempre gostei dele. Agora é comprar uma reposição pro Montillo.

            • André

              Vergonha? Humilhação?

              Não vejo como isso possa surgir de um bom negócio…

              Não deve existir preocupação perante esse aspecto. Essas não são as variáveis a serem pagos analisadas nessa situação, mas sim, a falta que ele faria para o time.

              Creio não ser um problema. Foi uma boa venda.

              • Michael Renzetti

                Pelo lado da venda, sim, foi boa. Não nego.

                O que pega é ser pro Santos, ver nosso jogador ir para um rival, mostrando que eles podem vir aqui e pegar quem quiser, pois contrataram o que a gente tinha de melhor.

              • clezio de souza cesario

                Olha o São Paulo ofereceu 10 milhoe mais 3 jogadores a escolah do cruzeiro ( jogaodres como marlus, cassemiro, Fabricio e tantos outros que la estão. Agora o cruzeiro me faz essa palhaçada. Ta na cara que o Gilvan é ´pau mandado do Zezé Perela e que o zezé esta fazendo uma estartégia politica externa para ser aclamadoe desejado de volta . Assim ele volta por ciuma e ainda obtem os votos (na politica) para se eleger e eleger seu filho o deputado gustavo perela. Nós vamos morrer de vergonha esse ano. estamos com time em nivel de futebol de varzea.

              • Bernardo Pereira Moreira

                Achei paia somente por estar “reforçando” um time concorrente. Entretando todos os times fazem a mesma coisa ganso para SP, elano p gremio, gilberto silva, borges.. enfim.

                Bom eu nao achei mas ja que foi fazer o que. É apenas um otimo jogador que recebia muito e nao rendia nada e nao era idolo. ou seja, nao fará falta.
                Só peço que invistam em peça boa de reposição

                • Michael Renzetti

                  Sim, a parte de ir pra outro time brasileiro é o que pega.

                  Mas acho o Montillo um jogador muito acima da média. Difícil de achar outro igual. Acho que se você já tem um grande cara pra posição, fica com ele e vai reforçando em volta.

                  Pelo menos com essa grana talvez a gente consiga comprar alguns bons jogadores pra outros lugares carentes.

                • Carlucio Ribeiro

                  A ida do montilho para o Santos foi boa por um motivo !!!Montilho não irà mostrar o msm fultebol no cruzeiro, sabendo que podeiria ter ido para o Santos ! Ano passado foi a msm coisa ele so mostrou o fultebol nas ultimas partidas quando sabia que o santos estava interessado !!!! Idolo o Montilho e sim! isso não tenho duvida, mais ele não queria mais jogar no cruzeiro (isso é fato). Desde do dia que o cruzeiro barrou sua ida para o corintians, ele não mostra mais o seu potencial . Ou seja boa venda do Cruzeiro agora é torcer para que venha um que faça mais que o Montilho!

                  Abs

                  Carlúcio Ribeiro

                  • Michael Renzetti

                    Eu sempre defendo a tese de que um ótimo jogador vai mal quando não tem uma equipe para lhe dar suporte. Mas pode ser o caso que o futebol dele está caindo, vai saber.

                    Só espero que o dinheiro de sua transferência seja bem utilizado para reposições (o que parece ser o caso).

                    Abraços.

                  • stretch kramer

                    O que me deixa triste e abastecer time Brasileiro mas ninguem la fora esta interessado no Montillo vc acha que Airigoitia e louco?ele e o Montillo sao dois mercenarios vc sabe qto este cara chegou ganhando no Cruzeiro e qto ganha agora????melhor vc sabe q ganhava um punhado de pesos em LA U?e agora se sente o todo poderoso pense o que nos deu MONTILLO???ZILT NADA…bastava marca-lo e ele sumia eu q gravo todos jogos do CRUZEIRO vejo e nao vejo nada senssacional neste senor,o que me lembro bem sao as manifestacoes de carinho da torcida para o fiho dele as vezes q com problemas nao jogou nada e eu nunca vi uma critica p ele,Cruzeirenses foram mto boms com ele e ele qdo viu nosso time com problemas pediu mais e mais dinheiro minha vinganca e como eu disse do Henrique q saiu batendo palmas do Cruzeiro e agora volta como moeda de troca Muricoca e osso duro de roer aqui ele era star la era pau mandado,fica triste nao amigo

                    • Matheus

                      Meu coitado do cruzeirense sou SANTISTA vcs acreditam nesse timinho sem dinheiro sem nenhum bom jogador aqle henrique não fez porra nenhuma mais montillo é pra mim um dos melhores meias atualmente ele e neymar miralles Felipe anderson arouca e Marcos assunção vai fica muito foda o time do Santos ai Cruzeiro é muito pato e fregues do santos 4×0 foi mal ai!!!