Plano “Campeão de tudo 2013” número 1

Temos que voltar a agir como a velha raposa sorrateira

Eu juro que não gostaria de falar do Celso Roth hoje, mas o atual panorama do Cruzeiro não me deixa escolhas. Não sou o dono da verdade e muito menos técnico de futebol, mas para fazer o que o Roth está fazendo qualquer um serve. Mentira gente. Qualquer um não porque se eu estivesse no comando do time do Cruzeiro provavelmente estaria fazendo pior do que o nosso atual técnico (e o Mancini Queixada também não serve).

Também não falarei o que o Sr. Cautela poderia fazer para melhorar o desempenho do time porque não adiantaria, já que o que ele mesmo se propõe a fazer não está conseguindo. Prefiro mandar um recadinho para os nossos queridos dirigentes e para você cruzeirense que está indignado, decepcionado e revoltado com o futebol celeste.

Na minha humilde opinião não adianta trocar técnico neste momento. Eu sei, é triste dizer isso. Mas é melhor aguentar o Roth do que passar pelo menos trauma do ano passado e sair trocando o comando do time a cada cinco rodadas. Estamos perto de nos livrarmos de vez do risco de rebaixamento (11 pontos e contando…), mas como já disse aqui no blog, estamos vivendo o campeonato montanha-russa (clique aqui para ler. Ou não) e creio que com mais uma vitória aqui e outra acolá e alguns empates poderemos finalmente relaxar. Olha a que ponto nós chegamos.

Entretanto, estou dizendo isso simplesmente por causa do meu plano. Na verdade o plano é para a diretoria cruzeirense. Seguinte: enquanto o Roth consegue seus pontinhos para sair menos envergonhado do que sairia agora, vocês (presidente e diretores) trabalhariam para fechar com algum técnico pensando já em 2013. Vocês não divulgariam isso e esse novo técnico ficaria observando a equipe, decidindo quem iria embora ao final do ano, indicando jogadores da base e planejando as próximas contratações. Tudo isso planejado, pensado e discutido; tanto em questões de marketing, como financeiramente e futebolisticamente.

E aí o golpe final. Assim que, e digo independente dos pontos, a participação na série A estiver garantida, o Roth toma um pé no traseiro (mesmo se conseguir a vaga na Libertadores’13 -sonhar não custa nada-) e o novo técnico assumiria imediatamente e começaria a desenhar seu esqueleto do time com as peças que tem, mesmo porque não vai dar para dispensar todo mundo.

Com isso entraríamos em 2013 com um planejamento e fazendo as coisas de um jeito mais decente. Muito mais decente do que ter mantido Vágner Mancini pedindo um bando de zé ruela, do que ter esperado ele sair da Copa do Brasil para ser dispensado e mais decente ainda do que colocar um Roth desses montando uma equipe terrível a quatro dias do Brasileirão.

E aí parece perfeito para você? Para mim não, mas alguém, por favor, envie isto para o Gilvan porque o rascunho já está pronto. Ou se você leitor tiver alguma idéia bacana deixe nos comentários, que o meu amigo Alexandre Mattos irá ler e te responder. Abraços.

Autor do post:
Bernardo Moreira

Deixe seu comentário

(Obrigatório)
(Obrigatório, Não será publicado)
Notificar por e-mail

12 Comentários

  • Éden

    Felipão não vai ficar dando sopa no mercado muito tempo

    Meu medo é trocar 6 por meia duzia

    Tinha que arriscar e tentar Felipão, daria outro ânimo para o clube. Há anos não temos um técnico de ponta

    • Bernardo Moreira

      é aquele negócio né… sei lá se felipão seria uma boa.. é grana demais que poderia ser investida nas contratações de jogadores. Vide palmeiras que contratou o felipão e um bando de meleca que estão sendo rebaixados. A copa do brasil foi um acidente.

    • Pedro Oliveira

      Excelente texto, Mintira! Mas eu discordo quanto a manter o Roth. Sei lá, eu arriscaria com o Felipão(isso imediatamente) e tentaria montar um time “copeiro” para 2013, com ele também utilizando gente da base. Poderia até já pensar em reforços desde agora!

      • Bernardo Moreira

        Manter o Roth ate garantir serie A. Trocar de técnico nos levou quase ao atlético-vesp (serie b). mas claro..que se o roth tomar mais umas 2…3 tabocadas nas proximas rodadas ele nao deve durar…
        mas mesmo assim ainda nao utilizaria o big philip nao… caro demais…

        • Vinícius

          Tbm sou contra a vinda do Scolari. Mto caro, e não é garantia de bons resultados. Sou mais o AB de volta.

          Quanto a seu plano, será que esse novo treinador aceitaria ficar na “surdina” sem abrir a boca? E assistindo as lambanças do Roth? Mto difícil.

          • Bernardo Moreira

            entao…a gente falando assim parece faci lné eheheh..mas a ideia seria acertar verbalmente (mesmo pq assinar contrato com um sendo que tem outro nao rolaria) com outro treinador e ele ja pensar no trabalho que desenvolveria em 2013… sem se preocupar agora….mas é complicado..como disse..é um plano! eheheh

      • Camila

        Acho digno tudo que li. Fiquei meditando aqui sobre… faz sentido ir com o Roth até o fim do ano e fazer um 2013 bem da hora :((
        Se eu tivesse o email do Gilvan, mandava na hora!

      • Édem

        Nada garante que Adilson terá bons resultados.
        Se fosse pra apostar eu tentava o Felipão, pela bagagem que tem e porque não temos um técnico assim há anos.
        Dê jogador e tranquilidade pra ele trabalhar, como está acontecendo com Luxemburgo no Gremio e dando certo

        • Bernardo Moreira

          Minha opinião é que tem q ser um técnico decente. Qual e por quant oa diretoria que escolhe..
          mas meu ponto de vista é que o que fizeram de muricy..luxa…felipão foi que exigiram equipes de alta qualdiade e conseguiram ganhar… foi como cruzeiro 2003… murici no SP… murici no santos.. e por ai vai… .eu sei la.. com planejamento da rpa fazer um bom trabalho sem gastar muito…vide Coritiba

        • Valdir

          Vejam o que o renomado crítico de futebol Cosme Rímoli publicou hoje (15/09/12) no seu Blog no portal R7 sobre Cruzeiro, Gilvan, Celso Roth e Felipão…

          Muito bacana… acho que é por aí mesmo… achei sensacional

          • Bernardo Moreira

            O Cosme tem um bom estilo de redigir os textos, bem bacana. Mas a gente tem que saber filtrar o que ele fala. ele é polêmico demais. Temos que saber tirar só a informação objetiva. Quanto ao cruzeiro, continuo torcendo pro roth ficar ate garantir permanência na serie a do ano que vem..depois pode vazar..e aí sim a diretoria que escolha o meohor para o cruzeiro. nao adianta pagar muito ao felipão e nao ter como investir em jogadores. eu prefiro investir mais em jogadores. mas o meio termo continua sendo o melhor