Um olheiro de graça – Temporada 2012

Olá amigos, meu nome é Michael e eu serei o seu olheiro por um dia.

Chegou aquela época gostosa novamente, a época de torcer para o brasileirão acabar e para que o Cruzeiro comece a pensar no ano que vem. Até agora não vimos nada, o time não está se preparando para repetir 2003 em 2013, como deveria acontecer. Pelo menos não às claras. A tentativa de contratar o Alex não pode ser considerada como “pensar no ano que vem”, pois é algo que o Cruzeiro deveria ter tentado mesmo se estivéssemos no meio da temporada.

O boato do Sampaoli me animou. Se for verdade que o Cruzeiro está tentando contratá-lo, é um grande passo para planejar o time do ano que vem. Vocês podem reclamar, querer o Felipão, o Vágner Mancini de volta (risos), mas a verdade é que Sampaoli é um dos melhores técnicos em atividade e o jeito que a Universidade do Chile vem jogando futebol é impressionante. O time é ofensivo e competitivo ano após ano, mesmo perdendo excelentes jogadores, como Montillo, Victorino (na época que ele era excelente) e Eduardo Vargas. Se conseguirmos contratá-lo, tenho certeza de que não vamos precisar nos preocupar com técnico por vários anos.

O problema mora no departamento de jogadores de linha. Temos um time base legalzinho (para ser legalzinho com nosso time), precisamos apenas de contratações pontuais. Isso é se contratações pontuais significarem CONTRATAÇÕES DE JOGADORES PARA TODAS AS POSIÇÕES.

Brincadeira.

Acho que Fábio, Ceará, Leo, Éverton, Montillo, Martinuccio e Borges podem ser titulares para a próxima temporada. E jogadores como Victorino, Thiago Carvalho, Diego Renan, Leandro Guerreiro, Tinga, Lucas Silva, Souza, Élber e Anselmo Ramon podem ser bons reservas. Então, com esse pensamento, precisamos de mais quatro titulares, um para a zaga e três para o meio-campo. Para a zaga, precisamos de alguém experiente, de qualidade, que bote ordem na casa. (OBSERVAÇÃO PARA O PRESIDENTE: Um jogador que está insatisfeito em seu clube e que adoraria voltar a jogar no Brasil é o Lugano. Eu repito, LUGANO).

Já no meio-campo, os três jogadores que podem ser contratados dependem no modo de jogar do time. Se continuarmos nesse péssimo esquema de três volantes, temos que ir atrás de três bons volantes (duh). Mas, se Sampaoli vier, duvido muito que jogará assim, já que é um treinador que gosta de mandar seu time para frente. O provável esquema a ser escolhido é um 4-4-2 com dois meias. Aí, precisaríamos de dois bons volantes e um ótimo meia (MEU DEUS ALEX PORQUE VOCÊ FEZ ISSO COM A GENTE? – Chorando).

Como eu sei que o Cruzeiro não tem bala na agulha para trazer nomes mais robustos para o elenco de 2013, preparei uma lista com jogadores bons e baratos que despontaram nesse brasileirão. Olhem como sou legal.

Goleiro:

Não precisamos de goleiros. Mas vi uns jogos de um cara jovem, que tá começando agora, e fiquei impressionado. O nome do garoto é Dida. Fiquem de olho.

Lateral-direito:

Todo mundo reclamava que não existia mais lateral-direito no Brasil, mas esse ano tem excelentes jogadores aparecendo em times pequenos. Cicinho, da Ponte Preta é um cara que deveria ser contratado HOJE, mas se não der certo, ainda temos Ayrton do Coritiba e Luís Ricardo da Portuguesa, todos bons nomes.

Zagueiros:

Ainda bato na tecla do Émerson do Coritiba. O cara é muito bom, faz gols, é seguro. Acho que o Cruzeiro tem condições de tirá-lo do coxa. Não consegui ver ninguém muito bom para o Cruzeiro contratar esse ano. O legal seria ir atrás de um cara experiente, que está na Europa e quer voltar (TIPO O LUGANO PRESIDENTE). Além disso, temos a volta do Alex Silva, que , se joga pelo Cruzeiro no ano que vem, será como uma nova contratação.

Lateral-Esquerdo:

Outra posição carente. Também não consegui ver ninguém de alto nível nesse campeonato para o Cruzeiro contratar. Aposta por aposta, melhor subir garotos da base (como o Gabriel Araújo) e torcer para o bom momento do Éverton durar para sempre (SPOILER: Não vai durar).

Volantes:

Não se salva um nesse mar de volantes que o Cruzeiro possui. Não, estou exagerando. Acho que o Tinga é razoável, o Guerreiro não compromete (exceto contra o Botafogo) e o Lucas Silva é um jovem bastante promissor. Mas o resto? Abandona no lixão da Avenida Brasil. Acho que precisamos de um cara ótimo, com cara de capitão, bravo, que mate os adversários que tentarem nos atacar e um jogador mais rápido, com bom passe e que consiga ligar a defesa e o ataque (POR FAVOR, VOLTE RAMIRES ESTOU CHORANDO).

Meio-campo:

Montillo precisa de um companheiro. Não como o Paulinho Rola precisa de um companheiro, mas sim outro jogador que divida a marcação, a responsabilidade de criar gols. Não vejo isso no Souza, apesar de gostar do seu futebol. Martinuccio pode ser esse cara, mas ele está muito bem jogando como segundo atacante, não sei se mexeria no seu posicionamento. O caminho seria lançar o Élber nesse time, mas não o vejo maduro o suficiente para ser titular do Cruzeiro. Como agora a moda no Brasil é ter um meia velho que vem da Europa, eu lanço aqui não só uma mas DUAS campanhas #BergkampNoCruzeiro ou #ZidaneNoCruzeiro. Façam suas escolhas nos comentários.

Agora, no mundo real, o meio-campo Lucca, do Criciúma, que o Cruzeiro já tentou contratar nessa temporada, seria ótimo. O menino é uma boa aposta, pode concorrer com o Élber pela posição e render no Cruzeiro. Precisamos de um jogador assim, incisivo, rápido, que vai pra cima dos adversários.

Ataque:

Para o ataque temos que fortalecer BEM o time. Borges é bom jogador, mas está velho, se machuca muito, não consegue jogar a temporada inteira. E Anselmo Ramon não é um substituto à altura, apesar de ser bom jogador. Na minha opinião, todo time tem que ter um grande centroavante, se quer ganhar algo. Olhem para o Fluminense com o Fred, o São Paulo com o Luis Fabiano, o Grêmio com Marcelo Moreno. Todos ótimos jogadores que ganham jogos pelas suas equipes. Mas, como não temos nenhum centavo furado, apostaria minhas fichas no Aloísio do Figueirense (outro jogador que tentamos contratar, sem sucesso). Além disso, tentaria subir alguns jovens da base. Gosto muito do Eliandro, e nesses torneios sub-21 o Vinícius Araújo se destacou muito. Merece uma chance no time de cima.

Então é isso. Tragam o Cicinho da Ponte Preta, o Lugano, o Émerson do Coxa, deem mais chances ao Gabriel Araújo e ao Lucas Silva, INVENTEM dois novos volantes pra gente, matem os outros, contratem o Bergkamp, o Zidane e o Lucca do Criciúma e tragam o Aloísio do Figueira, além de dar oportunidades para Eliandro e Vinícius Araújo, da base. Super fácil.

Autor do post:
Michael Renzetti

Deixe seu comentário

(Obrigatório)
(Obrigatório, Não será publicado)
Notificar por e-mail

3 Comentários

  • Rafael Igor

    Gabriel Araújo não tá aqui mais, não. Acho que nem volta pro Cruzeiro mais. O próximo lateral-esquerdo da base a ter chance é o Vinicius Freitas.

  • Nicolas Jacob

    Olha, foram dicas muito boas, mas eu acho q esse jovem colombiano ai, Diego Árias, e um marcador muuuuuuito eficiente, ele marca bem, tem um bom passe, e boa saida de jogo, maaaas, ELE TEM QUE JOGAR! se nao vai ficar dificel. em fim, acho eu q 1 volate nos temos = Diego Árias. o outro eu acho q esse tal de Fellype Gabriel, jogador do botafogo ou ate mesmo o jádson, tbm do botafogo, seriam bons nomes, ou até Arouca do santos. #VoltaHenrique ele e D. Arias, seria muito bom. E no meio ao lado de Montillo, esse garoto do criciuma seria um bom nome, ou ate o jovem Bernard, seria um exelente jogador, (apesar de ser uma contratação dificel) tbm temos o Rafinha do coxa, e aquele tal de Fernando, jogador do Grêmio, na zaga, eu estou confiante q Alex Silva, resolva os problemas, ele e o Leo, acho q dariam conta, e o Donato no banco, nada de Lugano, pq é perca de tempo, a diretoria do Cruzeiro e fraca, e acho eu q nao consegue trazer o monstro que é Diego Lugano. no gol nao fala nada, pq estamos muito bem servidos, nas laterais, Ceara ta indo bem, e concordo que Ayrton pode ser muito bem o titular da ala direita, e rezamos pro bom futebol do Éverton continuar, pq ele esta indo muito bem. mas temos q ter um reserva eficiente, Joao Paulo, da ponte e um bom nome, no ataque, Aloísio. como o figuerense vai cair, acho eu q vai ficar facil contratar ele. e tragam o Sampaoli, primeiramente. enfim, nao é tão dificel achar bons nomes, a diretoria tem apenas que ter vontade. Fábio; Ceara (Ayrton), Éverton; A. Silva, Leo; Arias, Henrique (ou qualquer outro daqueles q citei acima) Montillo, Rafinha (Lucca, ou ate mesmo Bernard) Martinuccio, Aloisio. no banco: Rafael; R Donato, Borges (WP9) e os que nao jogarem rssrsrsrrs, mas tem q ter um bokm elenco tbm. Venda: W Magrão, Fabinho, Diego Renan, Mateus, Victorino, Anselmo Ramom, Marcelo Oliveira, e mandem Roth em bora, se fizerem isso, ou algo muito parecido, 2013 vai ser diferente, forte abraço