2002 – Eu já vi esse filme

Amigos da nau lusitana,

Eu prometo que tentei de todas as formas digerir a derrota de ontem mas até agora não consegui engolir e aceitar o que eu vi e principalmente ouvi antes, durante e depois da partida.

Diante disso, me restaram algumas perguntas que não encontrei respostas:

– Se o jogo era “DO ANO” e a FINAL para nossos jogadores, porque é então que eles não entraram em campo ?

– Se eles queriam TANTO derrubar o Jorginho no Paulista, tanto que como não conseguiram, acabaram derrubando o time (e o elenco é basicamente o mesmo), porque é que TODOS fizeram fila indiana para cumprimentar o técnico antes da partida como se estivessem revendo um ente querido que a muito não viam ? Será que eles se esqueceram de que era O JOGO DO ANO como dito por eles ?

– Porque à 6 jogos (à exatos 30 dias) o time deixou de jogar bola e não sabe mais o que quer ? Parece um verdadeiro catado em campo ?

– Porque precisando fazer com que a bola chegasse com qualidade até o ataque (pois a única forma de contato era as famosas “ligações diretas” na base dos chutões da defesa na base do salve-se quem puder no ataque de anões que temos) nosso treineiro (que vinha tirando leite de pedra até a partida contra o Sport) coloca William Xavier (?! Famoso quem ???) no lugar do Léo Silva, que apesar de não estar bem na partida ainda tentava alguma coisa e fechava o meio campo ?

– Dida, com 39 anos, com 3 copas do mundo, champions league e tudo o mais que tem, esqueceu que não se rebate bola pra frente e sim para os lados ??? Quando eu tinha 12 anos na escolinha do Pitangueira o “professor” Edu Bala gritou: “Eeeeeeiiiii psiuuuuu…goleiro que é goleiro rebate pro lado…num tenta ser herói que você vira vilão..esqueceu que só tem a rede atrás de você ???”

O time parou de jogar bola a muuuuuuuuuuuuuuuito tempo !

Faz um mês a última vitória e principalmente a última partida com apresentação convincente.

Derrubamos o técnico do Sport naquela partida, Bruno Mineiro virou artilheiro do campeonato, passou a ser chamado de BM9, “Bruney Mineiro”, deu entrevista pro Globo Esporte, achamos que a Barcelusa tinha voltado quando na verdade NADA disso aconteceu.

Perdemos para Cruzeiro com erros de arbitragem é bem verdade, mas o que se viu na sequencia de empates (considerados EXCELENTES resultados pelo nosso técnico) diante de Corinthians (C), Flamengo (C), Náutico (F) e Figueirense (F) foi um time burocrático, nervoso e que não conseguia fazer absolutamente NADA diante de adversários que me desculpem, mas que não queriam nada. O único que tinha qualidade maior foi o Corinthians mas esse abriu mão faz tempo do campeonato. Deixamos de ganhar 8 pontos.

Não digo que tinhamos que ganhar as quatro partidas. Mas pelo menos duas vitórias (e mais quatro pontos) deveríamos por obrigação já ter obtido e estarmos tranquilos mesmo com a derrota de ontem (teríamos 44 contra 40 do Bahia).

Não fizemos.

Não realizamos.

Seja por salto alto, problemas internos ou seja lá o que for.

A verdade é que o time parou no tempo e entrou num decline perigosíssimo nesta reta final do campeonato.

Justo agora, que o Sport (time que abre o Z-4 da morte) numa crescente e com moral elevada.

Falaram em mala branca no Canindé. Os “diretoires” até agradeceram pois teriam uma economia e também falavam em “superstição” pois sempre que ofereceram bicho gordo para vitórias o time empacou e não venceu.

E agora, o que falar ou fazer ?

A muito aqui, estamos falando que o time anda se contentando com muito pouco (http://www.osgeraldinos.com.br/alambrado/portuguesa/se-contentar-com-muito-pouco/), que estávamos estacionados na tabela enquanto nossos oponentes cresciam (http://www.osgeraldinos.com.br/alambrado/portuguesa/estacionados/) e que a saga de empates já tinha cansado a torcida (http://www.osgeraldinos.com.br/alambrado/portuguesa/ja-deu/).

Promoção (??!!) foi feita. A torcida compareceu. Empurrou, gritou, incentivou.

E no final fez a sua parte. Cobrou.

Geninho ERROU feio nas substituições e não mostra forças de motivar o elenco nessa reta final de campeonato.

Em sua coletiva preferiu “espantar o foco” e jogar a culpa na imprensa, pois o time não estava sem vencer à 5 partidas, conseguiu feitos para se orgulhar, como empatar com o Náutico nos Aflitos quando muitos foram lá e perderam !

Ora Geninho, não me venha com favas ! Eu preferia ter perdido do Náutico mas estar tranquilo na classificação como São Paulo, Inter e tantos outros !

Ainda temos que ouvir que ele prefere pontuar do que perder…alguém pode avisar este senhor de que em dois jogos se você empatá-los, somará dois pontos. Agora, se você ganhar um e perder o outro terá feito três pontos !

Um filme começa a passar na cabeça da torcida.

Em 2002 foi a mesma coisa. Tinhamos 4 jogos para fazer 4 pontos e acabamos perdendo os quatro jogos e fomos rebaixados. Curiosamente caímos juntos com o Palmeiras. Vai ser co-irmão assim lá no Canindé viu !

No Paulistão foi a mesma coisa.

Olha, eu quero por demais queimar minha língua e ser achincalhado no dia 02/12/12 às 19hs quando terá terminado a última rodada do campeonato mas infelizmente, TODOS os indícios nos levam à crer em NOVO rebaixamento.

Pra mim, caímos ontem !

O jogo chave foi sendo adiado, adiado, adiado até que era o de ontem. Perdemos um confronto direto. E estamos à QUATRO pontos do primeiro time fora do Z4.

No Paulista, quis o destino que Benazzi e Estevam Soares que passaram pelo Canindé e foram demitidos de maneiras estranhas nos rebaixassem.

Só falta agora este mesmo destino que Sérgio Guedes, que estava na dele quietinho na terra da pamonha preparando o XV para 2013 faça a mesma coisa e tripudie sobre os “homens” que dirigem o futebol luso.

Botafogo (que sonha com Libertadores) no Engenhão, sábado próximo às 19:30hs é a próxima missão.

Acreditar que o time volta do RJ com 3 pontos é muito se analisarmos o futebol apresentado nas últimas rodadas e principalmente se analisarmos que o time só venceu duas vezes longe de seus domínios no ANO TODO ! E uma delas foi no Pacaembú contra um descompromissado Santos sem Neymar.

O lado bom do próximo jogo, é que o time vai “reforçado”.

Moisés levou o terceiro amarelo e esta fora.

Só falta saber quem o Geniozinho vai colocar em seu lugar…mais um volante brucutu ou um cone pra brigar por chutões vindos da defesa.

É este o sábio planejamento luso depois de um 2011 pra ficar na memória…

E você torcedor luso, o que achou da partida e principalmente do momento do time no Campeonato ?

Lusa, apesar e TUDO e de TODOS até morrer !

 


Esse filme não quero novamente !

Esse filme não quero novamente !

 

Autor do post:
Rodrigo Guilhoto

Deixe seu comentário

(Obrigatório)
(Obrigatório, Não será publicado)
Notificar por e-mail

6 Comentários

  • Ge-Lusa

    PERFEITO!!! INFELIZMENTE NOSSO TIME VEM DANDO INDICIOS DE QUE ESTA’ CAINDO DE PRODUCAO JOGO A JOGO….E O QUE VIMOS E’ UM TECNICO RETRANQUEIRO TENTAR CONVENCER-NOS DE QUE NAO PERDER E’ BOM RESULTADO…PIOR AINDA FOI VER QUE O TIME PERDEU O COMPROMISSO COM NOSSA CAMISA…PERDEU A PEGADA….ESTA’ CORRENDO MUITO MENOS E ERRANDO MUITO MAIS PASSES DO QUE JA’ ERRAVA…..DEMONSTRA QUE TREINAMENTO NAO ESTA’ ADEQUANDO OU NAO ESTA’ ACONTECENDO…..AGORA O GENINHO COLOCAR O TAL W XAVIER FOI DEMAIS PRO NOSSO POBRE CORACAO!!!….GENTE..E’ SO’ OLHA E QQ UM PERCEBE QUE FUTEBOL NAO E’ O RAMO DESSE CIDADAO….NAO E’ POSSIVEL QUE UMA COMISSAO TECNICA INTEIRA TOLERE ESSE CARA COMO JOGADOR!!!

    • Rodrigo Guilhoto

      Germano,

      O pior é que além de nosso time ter caído muito de produção, o Sport parece estar voando…só nos resta torcer que seja aquele último suspiro de um doente em estado terminal e que a Lusa se salve pelos outros, porque por ela mesmo ta difícil !

      Abraços

      • Diego

        Infelizmente concordo com você Rodrigo, acho que a nossa lusa caiu ontem. Vi milhares de oportunidades sendo desperdiçadas pelo nosso time , ao longo do campeonato , vi arbitragens polemicas entre outras coisas.
        Mas vejo uma única coisa diferente dos outros anos , nos anos anteriores a portuguesa jogava com times considerados grandes , sempre jogando na defesa , com varios volantes e mesmo assim saiamos derrotados. Neste campeonato vi uma postura diferente até 6 rodadas atrás , vi a portuguesa mesmo sem qualidade jogar de igual para igual com diversos times que estão na ponta da tabela . Muitas vezes o resultado não veio , mais vi essa postura diferente , e por isso digo que esse ano ELA NÃO MERECE CAIR , diferentemente dos anos anteriores.
        Espero que esta postura volte aos lados do canindé , para tentarmos dar um suspiro tão esperado por nós torcedores que é permanecer na série A.

        Não tenho boas perspectivas dos próximos adversários , mais acredito que a portuguesa ganhe da ponte preta , e terá 3 chances para conseguir no minimo 3 pontos, contra times que estão descompromissados no campeonato.

        Botafogo e internacional passeiam no campeonato , não chegam mais a nada.
        O grêmio já está garantido na libertadores( até jogarmos com eles já estarão) , e não pode ser campeão.

        Vamos esperar uma superação da lusa.

        Abraços Fiquem com Deus

        • Rodrigo Guilhoto

          Diego,

          Tomara mesmo !!!

          Que Deus te ouça e o compromisso e a vontade deste time (que foi apresentada até a partida diante do Sport) volte nas próximas rodadas…dependemos só de nós mesmos…e é justamente ai que mora o perigo !

          Amém, você também !!!

          Abraços

          • Pereira

            Infelizmente, esse é o filme! Time pequeno que se apequena…

            • Rodrigo Guilhoto

              Pereira, infelizmente essa é a verdade !
              Nos últimos anos se acostumaram a se contentar com as migalhas que caem da mesa, ao invés de brigar por um lugar no banquete !
              Nos anos 90 eramos felizes e não sabíamos…ficavamos revoltados por ficar morrendo em semi-finais…desde 98 não temos nada a nos orgulhar a não ser a campanha do ano passado que foi na Série B.

              Obrigado por acompanhar o blog !

              Um abraço e vamos torcer…não temos outra alternativa.