Falta dinheiro…será mesmo ???

Elenco 2012; Fonte site oficial da Portuguesa.

Elenco 2012; Fonte site oficial da Portuguesa.

Amigos da nau lusitana,

Finalizada a 11° rodada e nossa Lusa entrou na zona do rebaixamento.

Hoje estamos na 17° colocação com apenas 9 pontos conquistados de 33 disputados (que nos da um aproveitamento de 27,3% – aproveitamento de time rebaixado !).

Entra rodada e sai rodada (com excessão dos jogos para Coritiba e Cruzeiro), vemos sempre o mesmo filme: nossa Lusa joga bem, porém não consegue os resultados positivos e não vence os jogos.

É nítida a necessidade deste elenco: um meia armador que faça esse time jogar bola, e um definidor, um homem gol.

A “desculpa” utilizada por Geninho (este que não culpo neste post, mas o cito por ser o único que aparece na mídia para dar a cara pra bater e dar uma satisfação à torcida Lusa) é que falta dinheiro e as opções existentes no mercado ou são caras ou então, como ele revelou no vestiário após o jogo deste último sábado à noite, a diretoria deixou passar alguns possíveis negócios com atletas que acabaram realizando 7 partidas neste Brasileirão.

Para mim, isso é fruto de uma prepotência e clara falta de definição e planejamento de uma diretoria (?) que este ano conseguiu se superar. O vice de futebol Antonio Luis Azevedo, vulgo Luis Iauca (que é ex quase futuro e mandava até o fatídico email do vice de comunicações cobrando a situação – este filho do presidente – conforme relatado pela Equipe Líder na Rádio Tupi AM 1150), o diretor (ex ou não ex ? eis a questão !) Carlos Lourenço entregaram suas cartas de demissão ao presidente após a campanha MEDONHA E VERGONHOSA do Campeonato Paulista deste ano.

Porém, à quem diga que eles continuam mandando no clube. Luis Iauca inclusive na semana passada disse à Equipe Líder que Guilherme só iria para o Corinthians “por cima de seu cadáver”.

Agora, vejamos e analisamos o que temos no elenco Luso do começo de janeiro até o momento:

De acordo com o site oficial do clube (http://www.portuguesa.com.br/elenco.asp), temos 35, isso mesmo sofredor lusitano TRINTA E CINCO atletas no grupo profissional, quando geralmente se tem um grupo com no máximo 26 à 28 atletas sendo que alguns juniores compõe o grupo para ganhar experiência e oportunidades ao longo do campeonato.

Destes 35 atletas, 6 são se encaixam neste perfil de categoria de base. Não considero nesta minha análise Guilherme e Henrique como categoria de base, pois hoje são realidade e não mais promessas.

Agora, vamos focar aonde está o nosso problema (já relatado por nosso treineiro Geninho mais de uma vez ao longo das 13 partidas oficiais que ele já esteve à frente de nossa equipe) que é o meio e o ataque.

O site informa como “meias”: Henrique, Boquita, Jean Mota, Diguinho e Heverton.

– Henrique: Até onde me consta, nunca foi meia. Em todas as vezes que teve esta responsabilidade não conseguiu armar o time. Jorginho conseguiu achar sua função. De um quarto homem de meio campo que quando o time tem a posse de bola abre como um ponta pela direita auxiliando na passagem do lateral;

– Boquita, sempre foi segundo volante. Nunca teve a responsabilidade de conduzir a armação de jogadas de uma equipe por onde passou;

– Jean Mota: Garoto da base que teve apenas uma única oportunidade na temporada (alguns minutos contra o Juventude pela Copa do Brasil e participou de dois gols). Ta aí uma verdadeira incógnita: Porque não dão oportunidade ao garoto aos poucos ?

– Diguinho: atuou 45 minutos contra o Coritiba e nunca mais apareceu;

– Heverton: Todos sabemos que rende muito mais atuando como um segundo atacante do que meia de ligação. Pode quebrar um galho por ali mas já deixou claro (inclusive na sua primeira passagem) que não é a dele.

Agora lhe pergunto torcedor rubro-verde: Onde esta Michael ? O “meia” que levou 4 meses para ter a documentação regularizada e que nosso homem forte hoje do clube (Candinho) disse ao chegar que ninguém no clube sabia porque é que ele estava afastado (palavras dele em uma entrevista à Equipe Líder assim que chegou) e que voltaria a jogar. Senão me engano atuou em 3 partidas nesse Brasileiro e sempre que entrou mostrou alguma qualidade para organizar nosso confuso meio de campo repleto de marcadores. Inexplicavelmente ele não aparece na relação do elenco e muito menos tem sido relacionado para as partidas. Como a “solução” para a vaga de Marco Antonio pode ser tratada desta maneira ? A palavra com os homens fortes do futebol do Canindé.

Agora, vamos partir para o poderoso poder de fogo Luso. O site relaciona: Vandinho, Rodriguinho, Ananias, Ricardo Jesus, William Xavier e Diego Viana.

Nenhum deles oriundos de nossa categoria de base. Alias pra que 6 avançados quando o esquema tático do treinador é definido para atuar com 2 ??? Não bastariam 4 com mais 2 da base ? Aliás, qual a diferença de qualidade de Vandinho, William Xavier e Diego Viana para Danilo, garoto da base que foi dispensado e luta na justiça ? Ou mesmo de Rodriguinho para Rafael Silva, emprestado antes para o Noroeste e agora para o Gil Vicente ? Ano passado no Paulista Rafael Silva entrou bem nas partidas com Jorginho e fez boa dupla de ataque com Jael inclusive. Depois de uma contusão e a confusão que se meteu foi afastado e não teve mais oportunidades. Não podemos esquecer ainda das contratações de Rafael Oliveira (o Rafagol) e Wilson Jr (o novo Ananias segundo Jorginho !!!) que foram dispensados ainda no Paulistão.

Agora vamos refletir torcedor: se sabemos que a condição financeira não é boa, temos que ter um SENHOR planejamento para fazer com que esse dinheiro renda e traga bons frutos pensando no TIME.

Se somarmos o dinheiro que recebem hoje apenas e tão somente para treinar Calaça, Mailson, Raí, Michael, Diguinho, Vandinho, Rodriguinho, Willian Xavier e Diego Viana não daria para trazer um meia e um atacante de verdade ?

Não sou profissional do futebol nem da economia, mas convenhamos torcedor, na atual conjuntura (sabemos que nosso contrato com a Globo é o pior da série A e só vale por este ano, se cairmos pra série B o ano que vem, o clube verá este valor reduzido em 6x no mínimo) não era melhor fazer um PLANEJAMENTO CORRETO e acertivo ao invés de trazer jogadores escondidos para realizar uma APOSTA, e, se eles estourarem, alguém lucra algum com isso ?

Desculpe, mas só consigo enxergar esse ponto como o mais explicável e deduzível, uma vez que NINGUÉM do futebol rubro-verde aparece para se manifestar e dar entrevistas.

Agora, não conseguem se desfazer destes jogadores (no mínimo os contratos devem ser muito vantajosos para os atletas, alias se for esse mesmo o motivo, porque será não é mesmo ?) e ficam com uma lotação de ônibus sem qualidade alguma para agregar ao clube.

Só podemos colocar na conta do Candinho as contratações do Michael (que apesar de estar no clube, ele deu aval para ficar), Diguinho, William Xavier e Diego Viana.

Ou seja, Candinho teve a chance de fazer o certo, de ser cirurgico nas contratações para reforçar e dar qualidade ao nosso elenco, mas acredito que não conseguiu fazer isso. Ao contrário, hoje temos mais atletas que enchem ônibus e não são nem relacionados.

O que faço aqui, além desta longa análise (onde peço desculpas ao torcedor que lê este post) é mostrar que: ou gastamos ainda mais para se manter na série A e buscar um equilibrio para 2013, ou o que ja esta muito ruim, com toda a certeza do mundo tende a piorar para o próximo ano. Acredito que nossa Lusa não tem condições de suportar mais um rebaixamento.

E você torcedor Luso, o que acha do elenco e do futebol apresentado pelo elenco rubro-verde ?

Comenta ai !

 

Autor do post:
Rodrigo Guilhoto

Deixe seu comentário

(Obrigatório)
(Obrigatório, Não será publicado)
Notificar por e-mail

Seja o primeiro a comentar este post