Galinha dos ovos de Euro.

Caros amigos vascaínos,

depois de tanto tempo sem postar, peço desculpas por isso, sei que tenho um milhão de assuntos para tratar, mas procurarei fazer isso por partes. Hoje vou falar mais uma vez sobre o mercado da bola, mais especificamente sobre a janela de transações que se encerrou semana passada.

Bom, como todos vascaínos de verdade sabem, somos um clube que pode (deve) se orgulhar da grande capacidade de gerar novos bons jogadores para o futebol. Só nos últimos anos tivemos Guilherme, Pablo, Souza, (Esses já voltaram a atuar em campos brasileiros) Alan Kardec, Alex Teixeira, Alan e Philippe Coutinho, que superou o empréstimo ao Espanyol no primeiro semestre com um retorno triunfal para a Inter de Milão (2 gols em 2 jogos amistosos, gol na estréia do time no campeonato italiano e gol também no jogo de classificação para a Liga Europa), entre outros atletas que saíram da nossa base para times internacionais. Coincidência ou não na semana de encerramento da janela internacional na maioria dos países europeus, o time profissional deu as boas vindas a mais três jogadores vindos da nossa base: Marlone, John Clay e Romário.

O mercado europeu, que sempre manteve o olho aberto para o lado de cá, esse ano se mostrou ainda mais interessado naqueles que temos para “oferecer”. Alan, Rômulo, Fágner, Lucas e Oscar, são só alguns exemplos de jogadores que partiram para o velho continente, nessa janela, antes de completar 25 anos. Dando uma olhada nas transações que foram feitas nesse meio de ano, percebi que devemos cuidar muito bem das promessas que ainda temos debaixo de nossas asas, para que estas não voem antes da hora.

A Inter de Milão, que em menos de dois anos levou Philippe Coutinho, Jonathan e Juan, perdeu jogadores importantes pouco antes do fechamento da janela, como o goleiro Júlio César e o lateral Maicon, e pode estar olhando para as bandas de cá. O futebol português nunca deixa de ser uma ameaça, mas agora com as vendas de Hulk (Zenit), por 60 milhões de euros, Álvaro Pereira e Guarín (Inter de Milão) o FC Porto pode sim bater às portas do nosso time de raízes portuguesas em breve, assim como o Benfica, que como disse seu presidente, Luís Filipe Vieira, ao jornal local Record “Nunca vivi o que tenho vivido”, tratando da “chuva” no número de propostas. Assim como os conterrâneos, o Benfica está com os bolsos cheios de euros depois das vendas de Saviola (Málaga) e da venda do meia belga Witsel para o Zenit por cerca de 40 milhões de euros.

Tá na hora de aumentar o investimento na base e valorizar os jogadores que de lá saem para o profissional, afinal, são eles que vão vestir o manto no futuro.

Cristóvão #bota-os-moleques-pra-jogar !!

Você também gostaria de ver Luan, Jomar, Dieyson, Marlone, John Clay, Guilherme Costa, Romário, entre outros tendo uma oportunidade? Então deixe seu comentário e dê um curti!

Romário, John Clay e Marlone

Autor do post:
Gabriel Cavalcante

Deixe seu comentário

(Obrigatório)
(Obrigatório, Não será publicado)
Notificar por e-mail

2 Comentários

  • Hugo

    Gostei, man! Não acho, contudo, que meu comentário tem o poder de fazer Cristovão colocar os meninos em campo, tampouco de desistir de Felipe Bastos.
    Discordo de ti em relação a Portugal porque a crise econômica neste país específico é desanimadora (vide os empréstimos desta semana) e talvez o clubes prefiram investimentos mais seguros do que os valorizados (e imprevisíveis) jogadores brasileiros, além de que, as receitas de vendas do elenco na Europa nem sempre significam reinvestimentos em peças inovadoras (vide também a pouca reposição renovatória em elencos como do ManUtd, Milan, Inter etc. depois de perder ótimos talentos nos últimos anos).
    Seria interessante, em algum texto no futuro, se vc expusesse tua visão sobre as possibilidades do marketing no futebol brasileiro.
    Saudações vascaínas.

    • sandro

      cristovão coloca os garotos pra jogar.Tenho certeza que um desses jogadores vai ajudar muito o vasco em breve,mas claro que tem que dar oportunidades pra eles mostrarem seu futebol e vc ta demorando pra colocar eles.Tira esse carlos alberto que prende muito a bola e fica girando o campo todo e coloca os garotos.O Douglas já mostrou que é bom zangueiro,mas coloca o luan pra jogar e também o marlone e o romário.